Conheça o perfil das provas da Objetiva Concursos

Além de todo estudo e dedicação ao conteúdo solicitado em um concurso público, uma grande dica para melhorar seu desempenho é conhecer a banca responsável pela organizadora do certame.

A banca é empresa contratada para a realização de todo trâmite do concurso, desde a parte prática e logística, até a parte burocrática.

É ela quem elabora o edital, define os locais de prova, as regras, o conteúdo solicitado, elabora as provas, recebe as inscrições, entre outras funções que cercam o processo seletivo.

Essas empresas costumam seguir um perfil de organização e é isso que pode lhe beneficiar. Algumas cobram mais conhecimento teórico, em detrimento do prático, bem como podem ter por hábito exigir alguns conteúdos e outros não.

Ter em mãos provas anteriormente aplicadas pelas bancas te dá uma grande vantagem, pois você pode se familiarizar com os estilo das questões, a extensão dos textos, as pegadinhas, bem como treinar o tempo que leva para realizar todo o exame.

Analise a prova de forma crítica, procure compreender qual a profundidade dos conteúdos abordados, se os textos são frequentes, longos, ou difíceis de entender. Verifique se as questões exigem muita interpretação ou são mais diretas.

Esse entendimento lhe dará um preparo emocional, pois você sabe o que vai encontrar no dia da prova.

A Objetiva Concursos é uma das maiores empresas do ramo no Rio Grande do Sul e atua no mercado desde 1991.

Em concursos públicos de Prefeituras Municipais os conteúdos mais comuns e cobradas são: Português, Matemática, Noções de informática e Legislação Municipal. Vamos analisa-los um a um.

Lembrando que com relação aos Conhecimentos Específicos, são exigidos conteúdos conforme o cargo escolhido.

Língua Portuguesa

Esse é o conteúdo pedido em toda e qualquer prova de concurso. Nos certames da Objetiva os tópicos mais cobrados são: Concordância Verbal e Nominal; Interpretação e Compreensão Textual; Crase e Acentuação Gráfica; Conjunções; Substantivos; uso dos “Porquês”; Vírgula e Flexão Verbal.

Esses são os assuntos mais cobrados, porém não significa que o restante do conteúdo programático pedido no edital não será pedido.

Matemática

Na Matemática, as questões costumam ter menos peso na prova, mas podem ser seu grande diferencial.

Confira os assuntos mais cobrados: Aritmética e Problemas, Regra de Três e Porcentagem; Probabilidade; Análise Combinatória e Funções de Primeiro Grau.

Noções de Informática

O conteúdo de informática é o segundo mais importante nas provas da Objetiva Concursos.

Os temas mais pedidos são: Pacote Office, Windows 10, Hardware, Segurança da Informação, navegadores de Internet, Teclas de Atalho e Correio Eletrônico.

Legislação Municipal

A Legislação Municipal é basicamente a Lei Orgânica e o Regime Jurídico dos Servidores Públicos de cada cidade.

Enfim, este são os conteúdos mais pedidos, porém é preciso estudar todas as disciplinas pedidas no edital. A banca dá preferência à alguns temas, sem significar que os demais temas não apareceram na prova.

Não espere o edital para estudar, inicie logo seus estudos. As dicas acima são para que você possa se nortear melhor, intensificar onde não é tão bom e melhorar seu desempenho.

Tenha sempre em mente que o mundo dos concursos é muito dinâmico, um assunto que antes não estava sendo abordado, pode passar a ser.

Para conhecer melhor a banca e a si mesmo, uma grande ajuda é praticar com provas antigas, já aplicadas em outros certames.

A Especifico Concursos oferece diferentes provas, de diversas bancas, para estudo, inclusive a prova do último concurso da Prefeitura de Venâncio Aires/RS.

E mais as prova são comentadas, questão por questão. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *